Sidcar Transportes

Dicas para mudança industrial

Olá, seja bem-vindo,

Neste tópico irei falar sobre dicas fundamentais para que você possa realizar uma transferência completa do seu parque fabril com total eficiência. Por ser um assunto amplo e extenso, iremos focar basicamente em maquinários industriais através de um resumo dos principais itens do processo.

Antes de começar quero lhe apresentar a Sidcar Transportes, uma empresa especializada em transporte e remoção de máquinas industriais contando com uma equipe profissional e habilitada em movimentação e transportes de maquinários pesados. Possuímos um parque completo de soluções em equipamentos para que seu projeto seja realizado da melhor maneira possível, dentro do prazo combinado, observando os padrões de qualidade e segurança internacional.

>  O que é mudança industrial?

Mudança industrial se trata da transferência de máquinas, linhas de produção, estoque, matéria-prima, produtos acabados ou não, e equipamentos industriais que saem de um ponto e seguem para outro.

>  Como realizar a transferência de uma indústria?

Antes de começarmos, é necessário contar com um bom planejamento de todas as etapas e equipamentos a serem transferidos. Este planejamento, se não for o coração, é o sangue que irá garantir o sucesso de toda a operação e evitará possíveis transtornos durante todo o processo. As etapas devem envolver todos os setores da sua empresa, inclusive o setor administrativo, e considerar o novo layout para efeito de posicionamento do maquinário, etc.

Aconselho contratar empresa(s) especializada(s) em cada etapa (quando necessário), como por exemplo eletricista, hidráulica, pneumática e transportadora experiente em movimentação industrial. Ao contratar mais de uma instituição, é indispensável que todos os fornecedores envolvidos participem do planejamento desde o início para que possam cumprir com os prazos e nível de qualidade solicitados. Todos os envolvidos devem estar cientes de sua importância e participação na área designada e expor suas experiências e ideias com um único objetivo, o SUCESSO DO PROJETO.

>  Dicas para transportar seus equipamentos

Primeiramente, nosso cliente deve levar em consideração qual será a empresa responsável por movimentar e transportar seus equipamentos, sua experiência, apólice de seguro com histórico de sinistros e sua estrutura em maquinários (caminhões muck, truck, empilhadeiras, pórticos, carretas, guindastes, mão de obra especializada no seu tipo de equipamento, histórico de processos semelhantes no passado, entre outros).

Esta escolha não deve ser baseada simplesmente em preço, mas deve-se priorizar a qualidade do serviço. Fazer o planejamento de forma consciente e estudar demasiadamente cada opção, faz com que você escolha a empresa que lhe ofereça mais segurança e excelência em seu serviço, garantindo a sua satisfação. É importante analisar a ficha cadastral da transportadora e conhecer seus clientes através de depoimentos e atestados de competência técnica, além de visitar seu site e se proteger de possíveis problemas que podem ocorrer.

Cada modelo de maquinário requer uma técnica e ferramentas de remoção específicas. Nunca autorize as transportadoras a içarem seus equipamentos sem os itens corretos, verifique no manual de cada máquina e indique os pontos de içamentos, pegas necessários, etc.

Os itens básicos que cada equipe de remoção deve possuir são caminhão guindauto (munck) em perfeito estado, macacos de unha, tartarugas, tifor, balancin, pegas específicos, cintas e cabos de aço de diversos tamanhos e capacidades, alavancas, roletes, apólice de seguro, etc. Normalmente as equipes de remoção são formadas por um motorista e dois ajudantes, e os mesmos devem estar uniformizados e possuir os treinamentos para realização de suas atividades.

Em caso de equipamentos sensíveis ou sobre prazo de garantia, orientamos que o cliente contrate o fabricante para realizar o desligamento e a instalação dos mesmos. Caso venha contratar empresas em manutenção industrial, certifique-se quem você está contratando, conheça quais maquinários este fornecedor já realizou e quem irá supervisionar toda a operação.

Ao transportar maquinários, exija que a equipe amarre a máquina sobre a carroceria através de cintas modelo catraca. Infelizmente é comum alguns motoristas (principalmente carreteiros terceirizados) não comprometidos com a causa do cliente, não amarrem tais itens que estão transportando. Já presenciei casos de carreteiros, contratados pelo próprio cliente, saírem de São Paulo com destino ao Sul ou Nordeste não passarem uma simples cinta ou corda nos maquinários. Esta ação pode gerar acidentes incalculáveis, além de colocar em risco a vida de terceiros e na eventualidade de um sinistro, o mesmo pode ser negado pela seguradora no ato da perícia.

Um dos procedimentos que a Sidcar Transportes possui para transferência de parques fabris é realizar um book com fotos de todos os equipamentos durante as etapas (antes, durante até a conclusão do projeto). Com este procedimento o cliente pode acompanhar em tempo real o nível de qualidade que está sendo entregue e tomar as devidas medidas de corretivas quando necessário.

>  Seguro

Muitos clientes não proporcionam suas devidas importâncias a este item quando se faz necessário a utilização, acarretando em futuras complicações.

A apólice de seguro, quando sólida e respaldada por uma seguradora de porte nacional ou internacional, garante ao cliente total segurança no processo de movimentação e transferência de seu patrimônio. Deve-se solicitar à sua transportadora o comprovante de averbação do seguro contratado, pois infelizmente, existem algumas transportadoras que acabam não realizando a averbação embora esteja no orçamento.

Para evitar transtornos, indico que o cliente formalize a relação completa de seu patrimônio contendo informações como nome e modelo do bem, marca, ano e valor de mercado atual. Oriento que o cliente solicite a apólice de seguro da transportadora para que seja analisada e que esteja de acordo, e uma carta timbrada da seguradora aonde cite se houve ou não sinistros no período de parceria entre seguradora e transportadora.

Em caso de sinistro a transportadora deve indicar o item na planilha conforme informado para que possa ser seguido os procedimentos da seguradora para que ocorra o reembolso, ora contratado total ou proporcional.

Procure dar preferência para transportadoras que não possuam históricos de sinistros ou que sejam relativamente baixos, este índice irá garantir o nível de qualidade dos serviços que você está contratando. Caso contrário, apenas conheça o cliente e questione como ocorreu e os procedimentos necessários de reembolso.

>  Considerações Finais

Em resumo, contrate uma empresa especializada, não corra riscos com amadores que não oferecem segurança à sua empresa. Lembre-se, caso ocorra algum problema na operação, você ficará dias ou meses com o equipamento parado até que seja resolvido, desta forma, comprometendo sua produção perante seus clientes, além de ficar com funcionários ociosos.

É de grande importância você ter consciência aos detalhes, que são fundamentais e farão total diferença quando analisado e planejados de forma correta.

Eu sou Sidnei Fernandes, pós-graduado em Marketing de Serviço pela FAAP, diretor da empresa Sidcar Transportes, especializada em transporte e movimentação de maquinários industriais. Caso queira manter contato, envie um e-mail para contato@sidcartransportes.com.br que será um prazer trocarmos informações.

Desejo boa sorte e obrigado pela sua atenção,

Um forte abraço, Sidnei Fernandes

Tel.: (11) 4781-0062

WhatsApp: (11) 9 9433 2744

Precisando de Mudança industrial em SP?  Entre em contato agora mesmo com a Sidcar Transportes e solicite um orçamento sem compromisso. Iremos enviar um técnico especialista em mudança industrial a sua empresa, para que seja verificado as melhores estratégicas e equipamentos mais indicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Olá, posso ajudá-lo?